7 edições

O Fala Curitiba vem ampliando as formas de acesso às consultas públicas sobre o Orçamento municipal, e atraindo cada vez mais a participação dos cidadãos.

Em seus primeiros anos, o formulário era apenas virtual; a partir de 2021, com a adoção do formato impresso, ficou mais acessível aos munícipes que não têm acesso à internet. São disponibilizados no Fala Curitiba Móvel, unidade itinerante, que percorre toda cidade, também com busca ativa, que em 2023 foram reforçadas. As reuniões presenciais neste ano também têm calendário especial.

Confira a trajetória do Programa Fala Curitiba, que chega à sua sétima edição:  

2017 – No primeiro ano de implantação do Fala Curitiba foram promovidas 80 reuniões públicas nas Administrações Regionais, salões de igrejas e espaços comunitários. Os encontros tiveram a participação de 6.574 pessoas, que demandaram 5.480 propostas individuais e 978 propostas coletivas para os bairros de Curitiba. Por fim, 52 propostas foram eleitas para execução em 2018, dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LOA).

2018 – O número de participações superou em 66% o de 2017. Foram promovidas 90 reuniões, onde 10.913 pessoas aderiram ao programa de consultas públicas sobre o orçamento, que demandaram 6.409 propostas individuais e 546 prioridades coletivas, com 51 propostas eleitas para execução em 2019.

2019 – A edição deste ano superou em 55% o ano de 2018 com 17.061 participações. O portal Fala Curitiba, acessado pelo site fala.curitiba.pr.gov.br propôs um sistema completo de interação e participação online, o que permitiu ao cidadão aderir à consulta, a partir de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet. Foram 81 reuniões, com 853 prioridades coletivas, das quais 50 foram eleitas para execução em 2020.

2020 – Por responsabilidade social e sanitária, alinhada com decisões do Ministério da Saúde e do Comitê Municipal de Resposta às Emergências em Saúde Pública, a Prefeitura suspendeu inclusive as reuniões presenciais com a comunidade, para prevenir e combater o coronavírus. Em razão disto, o sistema de consultas públicas para composição do orçamento municipal 2021 se dedicou exclusivamente à captação de indicações de forma digital. O Portal Fala Curitiba esteve disponível para acesso no período de 9 de março a 30 de julho, com 11.245 participações. O formulário dispunha de um campo aberto para que o cidadão colocasse em forma de texto suas indicações, comentários ou prioridades, como se fizesse de viva voz em uma reunião. Resultado: foram enviadas 848 mensagens neste espaço. Todas indicações foram encaminhadas às Secretarias responsáveis pelos assuntos, analisadas, respondidas e/ou justificadas diretamente a cada cidadão.

2021 – A novidade desta edição foi a adoção de formulários impressos para preenchimento com sugestões, distribuídos pelas Administrações Regionais. Este formato ampliou o interesse de forma significativa, registrando no total 47.267 participações, com mais de 38 mil por respostas em papel. Ainda neste ano não aconteceram reuniões presenciais com a população devido ao protocolo sanitário de restrições a eventos que provocassem aglomeração de pessoas.

2022 - A edição deste ano teve um grande esforço na busca ativa de participantes, por meio de formulários em ações itinerantes nas Administrações Regionais, disponíveis em pontos de grande trânsito de cidadãos nos bairros da cidade - o Fala Curitiba Móvel, em um total de 237 ações. Também houve o retorno das reuniões presenciais, sendo realizadas 52 reuniões nos bairros das 10 Administrações Regionais, no período de 7 de abril a 27 de maio. Ao todo foram registradas 22.725 participações, sendo 8785 no formato online e 13940 por formulários impressos.

2023 – Na edição Fala Curitiba 2023, a busca ativa teve reforço, com ampliação do número de equipes, e consequentemente ações do Fala Curitiba Móvel. Foram realizadas 551 ações, algumas sob a coordenação das Secretarias e outras aos finais de semana, diferente dos anos anteriores.

27.551 formulários foram preenchidos durante todo o processo (LDO e LOA) e aconteceram 9.406 participações on-line, resultando em 80.811 interações da população com a Prefeitura – entre sugestões e votos.

29 reuniões presenciais reuniram as sugestões individuais, transformando-as em coletivas, e outras 10 tinham como principal objetivo a votação final, resultando em 100 prioridades coletivas eleitas.