Justificativa ao cidadão
Fala Curitiba e 156: diferentes objetivos
O Programa Fala Curitiba diz respeito a compor o Orçamento Financeiro da cidade, por meio da realização de consultas públicas. Ao participar do Fala Curitiba, o cidadão pode se confundir com as demandas que a Central de Atendimento ao Cidadão acolhe, que são pedidos de informações e registra pedidos de prestação de serviços, caracterizados por já fazerem parte da rotina da administração municipal.
Alguns esclarecimentos abaixo vão lhe auxiliar na hora de apresentar as sugestões que correspondem às que são foco do Fala Curitiba ou da Central 156.
Quando são prioridades: LOA
O Fala Curitiba tem duração certa, em média 6 meses ao ano, em amplo processo de consultas públicas sobre demandas que exigem prioridade sejam pelos seus custos ou pelo tempo de sua duração, contribuindo para a construção coletiva do orçamento da cidade.
São exemplos de obras e serviços quer podem ser sugeridos (e até implantados pelo Município) de acordo com a necessidade de cada local: instalação de conjunto de semáforos de sinalização; implantação de manilhas para corrigir escoamento de água ou frequentes alagamentos; ou ainda, a reabertura de uma Unidade de Saúde, entre outros.
Os que são de rotina: Central 156
A Central de Atendimento ao Cidadão, que atende pelo telefone: 156 funciona sem interrupção, 24 horas por dia.
São exemplos das demandas atendidas pela equipe: informações sobre horário ou itinerário de ônibus, endereços do Armazém da Família ou de Unidades de Saúde. Quando se trata de serviços, as demandas podem se referir tanto à coleta de resíduos de jardim ou a troca de lâmpada queimada em determinados endereços; ou ainda, por exemplo denúncia de maus-tratos aos animais e solicitação de abordagem social de pessoas/famílias em situação de rua, entre outros.